Piraju para turistas: conheça a cidade do Rio Paranapanema e seus passeios imperdíveis

Por Gabrielle Yumi*

Localizado no sudoeste do estado de São Paulo na região do Vale do Paranapanema, próximo à divisa com o Estado do Paraná, Piraju é um dos 70 municípios paulistas considerados estâncias turísticas. Desde o ecoturismo até os esportes de aventura, o que não faltam são atrativos na cidade com cerca de 30 mil habitantes.

Através do site oficial do município e da página @ConheçaPiraju no facebook e instagram, é possível conhecer as várias características do município, como por exemplo seu destaque nos esportes náuticos, turismo de aventura e na observação de aves. Atualmente são 365 espécies de aves catalogadas em Piraju, o que a coloca em 17º lugar entre os municípios paulistas no ranking do Wikiaves. Você pode conferir as aves catalogadas através desse link.

A principal paisagem da cidade é o Rio Paranapanema – o menos poluído do Estado de São Paulo -, que além da beleza, oferece diversas atividades praticadas por turistas e moradores da cidade. São passeios de lancha, caiaque, canoagem, pedalinho, rafiting, trilhas para cachoeiras, entre outros que fazem da cidade um verdadeiro atrativo para permanecer em um roteiro local.

Quase todas as atrações da cidade são ligadas são realizadas ao ar livre, onde grande parte delas está interligada as águas limpas do Rio Paranapanema, proporcionando aos visitantes, momentos de diversão, lazer, aventura e contemplação de uma natureza exuberante.

A grande novidade da região é a recém-inaugurada Tirolesa das Corredeiras, com 450 metros de extensão e 80 metros de altura, passando por cima do último trecho natural do Rio, bem no centro da cidade e finalizando seu percurso, no Parque de Exposições FECAPI, que conta ainda com diversas atividades de lazer e recreação, além de bares, lanchonetes e restaurantes.

Outro diferencial do município é Caminho das Águas, que inicia na cidade e segue até o município de Itaporanga, que possui a Abadia de Nossa Senhora da Santa Cruz – um mosteiro da Ordem Cisterciense em 1936 por monges alemães e considerada a segunda maior igreja do Brasil.           O caminho de reflexão e fé, semanalmente ciclistas e peregrinos de diversas cidades do país.

Diretamente no site da Estância Turística de Piraju, é possível conferir os principais atrativos turísticos, como o Parque Municipal Natural das Corredeiras, a Tirolesa das Corredeiras, a Prainha, a Garganta do Diabo e muitos outros.

Além dos esportes aquáticos que são praticados na cidade, no Youtube, existem diversos vídeos de turistas e/ou moradores compartilhando pontos turísticos locais, como fotografias de paisagens que encantam qualquer um. Exemplo são as cachoeiras da cidade, entre muitos vídeos destacando a beleza a natural.

Com o peixe dourado sendo o símbolo da cidade, é de se esperar que sua gastronomia reflita isso. Assim, em seus restaurantes à beira da represa, Piraju proporciona diversos pratos à base de peixe. Sites como o Qual Viagem compartilharam diversas dicas locais para uma viagem gastronômica pela cidade.

Com diversas atividades que podem ser feitas em Piraju, o município faz juz ao título de Estância Turística de São Paulo e não é atoa que carrega o slogam “Bonita por Natureza”.

Para mais informações sobre turismo em Piraju, confira a aba de Turismo do site www.estanciadepiraju.sp.gov.br.

FONTE: DEPARTAMENTO DE TURISMO DA ESTÂNCIA TURÍSTICA DE PIRAJU

*Gabrielle Yumi é repórter e bolsista do projeto “Registro da Memória e do Turismo na Estância Turística de Piraju: desenvolvimento das habilidades comunicacionais no ensino fundamental I e II” do Programa USP MUNICÍPIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *