Piraju comemora 141 anos
Por Isabella Marin *
Tradicionalmente, a Estância Turística de Piraju comemora seu aniversário com festividades tradicionais. O esperado 20 de Janeiro é conhecido como o dia de São Sebastião, padroeiro da cidade, e, por conta deste santo, o aniversário de Piraju é comemorado na mesma data. Em 2021, são comemorados 141 anos desde o marco de sua emancipação política, em 1881, e 160 anos da Festa de São Sebastião (1861).
Antes de 1881, a região banhada pelo Rio Paranapanema era uma freguesia denominada São Sebastião do Tijuco Preto, pertencente ao Município de São João Batista do Rio Verde (hoje Itaporanga, a 90 km de distância). Em 1880, a cidade se tornou vila pela Lei Provincial nº 111, mas entrou em vigor apenas em 10 de janeiro do ano seguinte. Já o nome Piraju surgiu em 1891, que significa peixe amarelo (pira-yu, em tupi guarani), por causa da quantidade de peixe dourado nas suas águas.
Para comemorar o aniversário da cidade, todos os anos são oferecidas diversas atividades ao público como carreatas, procissões, festas e quermesses. Devido à pandemia da Covid-19, a Igreja Matriz Paróquia São Sebastião preparou uma programação especial.
Os artistas visuais Paulo Viggu e Carlos Alberto Muzzile, também músicos e colunistas deste site, apresentam o Mural Piraju ~ a água na Pedra ~ o rio na curva, na Cachaçaria e Restaurante Taças & Cachaças, das 11 às 17 horas.
Os locais seguem todos os cuidados recomendados em decorrência da Covid-19.
| Dia 11 a 20 de janeiro
Início da Novena às 15h e 19h30
| Dia 20 de Janeiro
* Missa em Louvor a São Sebastião na Matriz às 7h30, 15h e às 19h30.
* Mural Piraju ~ a água na Pedra ~ o rio na curva, na Cachaçaria e Restaurante Taças & Cachaças
Referências:
Estância de Piraju. Dados Históricos. Disponível em: https://www.estanciadepiraju.sp.gov.br/estancia/dados-historicos
IBGE, Cidades. História & Fotos de Piraju. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/sp/piraju/historico
Cachaçaria e Restaurante Taças & Cachaças
* Isabella Marin é repórter e bolsista do projeto “Registro da Memória e do Turismo na Estância Turística de Piraju: desenvolvimento das habilidades comunicacionais no ensino fundamental I e II” do Programa USP MUNICÍPIOS
Abraços poéticos!