Guto Blanco: o artista-publicitário do berço de Piraju

Por Karolina Monte

Gustavo Blanco – carinhosamente conhecido como Guto – foi criado em Piraju e nela se aventurou pelas paisagens e experimentações artísticas que a cidade tinha a oferecer, com a ajuda de seus pais, Rolando Blanco e Mariza Martignoni Blanco, e companhia de suas irmãs, Roberta, Patrícia e Regina Blanco. Hoje, divide o tempo entre a cidade de São Paulo e Piraju, junto com sua esposa, a também publicitária, Saula Ramos, e suas filhas Clara e Marina Blanco.

Após ir a São Paulo, escolheu a publicidade e encontrou sua vocação, dedicando toda sua criatividade e inovação nas mais diversas e interessantes campanhas publicitárias. Guto trabalhou em diversas agências publicitárias, e são elas, desde o início de sua carreira até hoje: Iris Worldwide, Banco de Eventos (Banco), B-Ferraz, Brandworks, Eii, Mix, Draft FCB, Ponto de Criação, CK, Mark Up, Time Brokers.

Nesta matéria audiovisual, Guto revela detalhes sobre ligação com Piraju e suas criações publicitárias!

1 – Quais são as memórias que mais te marcaram do tempo em que viveu em Piraju?

Guto posando para foto. Piraju, 1976.

2 – Como foi esse processo de crescer em Piraju até chegar em São Paulo e escolher a publicidade?

Guto passeando de lancha com sua esposa. Piraju, 2000.

3 – Como funciona seu processo criativo para elaboração das ideias publicitárias?

Campanha de Guto para a Itubaína.

4 – Quais foram as campanhas mais marcantes das quais você participou?

“UP! lançamento do carro no Brasil. Evento onde revelamos o novo carro e uma cidade bem na frente dos olhos dos convidados.”

5 – O que tanto te encanta na publicidade?

“Tubogã Mentos, um gigantesco tobogã no formato da embalagem instalado no Shopping Eldorado de SP.” Os frequentadores de um shopping podiam escorregar pelo tubo e caiam em uma piscina de balas gigantes.
Campanha publicitária para a Associação da Indústria de Vidro (ABIVIDRO).
“Campanha institucional premiada onde toda a trilha foi criada a partir dos sons de vidro.”

6 – Como publicitário, o que você faria por Piraju para melhorar a cidade? Não somente como estância turística e destino de viagem, mas também em termos de bem-estar social da população?

7 – Atualmente você está trabalhando em algum projeto que possa contar mais detalhes?

Time lapse do processo de pintura do mural. A criação faz parte do projeto “Cidades Em Cores”
Mural finalizado. Para conferir a criação de Guto e Juneco em Piraju, basta visitar a Rua 13 de Maio!

Karolina Monte é repórter e bolsista do projeto “Registro da Memória e do Turismo na Estância Turística de Piraju: desenvolvimento das habilidades comunicacionais no ensino fundamental I e II” do Programa USP MUNICÍPIOS