Sobre a história de Piraju – Cartas de Menotti Del Picchia (1924)

Acessando a Hemeroteca digital pela plataforma da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, o funcionário da Biblioteca da Estância Turística de Piraju, João Ramos, encontrou 62 artigos ou reclames, vendas de terras, entre outras publicações históricas sobre a cidade.

Durante a pesquisa, ele encontrou algumas cartas que Helios (pseudônimo) do escritor Menotti Del Picchia, que foram publicadas no jornal Correio Paulistano, em 1924.

“O que nos faz amar estas cartas é a descrição de Helios sobre Piraju com tal requinte de escrita, que as vezes precisamos decifrar as palavras. O Livro de Constantino Leman ou Miguel Cáceres citam a ligação de Helios com Piraju. se não me engano veio na inauguração do Tramway Eletrico e amou nossa terra”, observa João Ramos.

VISITA DO PRESIDENTE

Na primeira carta, o pesquisador recorda que a vinda, em 1924, do escritor Menotti del Pichia se deu pela visita do então Washington Luis (presidente do estado) a Piraju.  “Ele comenta nesta sobre a ‘formosa escolta presidencial, eram 3.000 cavaleiros’ acompanhando o presidente da Estação à cidade, e o tal A. R.que ele cita varias vezes,  salvo engano é Dr. Alfredo Roos (juiz em Piraju nessa época)”, completa.

COTIDIANO DA CIDADE
Segundo João Ramos, com essa leitura, é possível se deliciar com o nosso cotidiano de 1924. “Dá pra especificar e  ressignificar fatos e pessoas no contexto geral da obra “Cartas para Piraju” do escritor, que cita também que estava ‘estressado’ de tanto trabalho em São Paulo, se deliciando aqui em nossa cidade em meio a bondes, autos e mulheres bonitas”, finaliza. Ele destaca um trecho descrito no final da segunda carta que diz:

“…dentro de mim, pobre cristão; perdido nesse tumulto de bondes, de autos, de mulheres bonitas…”

 

* Pesquisa e agradecimento especial a João Ramos