Sobre a história de Piraju – Cartas de Menotti Del Picchia (1924)
Acessando a Hemeroteca digital pela plataforma da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, o funcionário da Biblioteca da Estância Turística de Piraju, João Ramos, encontrou 62 artigos ou reclames, vendas de terras, entre outras publicações históricas sobre a cidade.
Durante a pesquisa, ele encontrou algumas cartas que Helios (pseudônimo) do escritor Menotti Del Picchia, que foram publicadas no jornal Correio Paulistano, em 1924.
“O que nos faz amar estas cartas é a descrição de Helios sobre Piraju com tal requinte de escrita, que as vezes precisamos decifrar as palavras. O Livro de Constantino Leman ou Miguel Cáceres citam a ligação de Helios com Piraju. se não me engano veio na inauguração do Tramway Eletrico e amou nossa terra”, observa João Ramos.
VISITA DO PRESIDENTE
Na primeira carta, o pesquisador recorda que a vinda, em 1924, do escritor Menotti del Pichia se deu pela visita do então Washington Luis (presidente do estado) a Piraju. “Ele comenta nesta sobre a ‘formosa escolta presidencial, eram 3.000 cavaleiros’ acompanhando o presidente da Estação à cidade, e o tal A. R.que ele cita varias vezes, salvo engano é Dr. Alfredo Roos (juiz em Piraju nessa época)”, completa.
“…dentro de mim, pobre cristão; perdido nesse tumulto de bondes, de autos, de mulheres bonitas…”
* Pesquisa e agradecimento especial a João Ramos