Uma volta pela Praça Ataliba Leonel

“Vou dar uma volta na Praça” é uma frase típica do povo pirajuense. Nós a usamos para “espairecer” e dar uma “saidinha” de casa.

O nosso destino de hoje é a Praça Ataliba Leonel, famosa  por receber carnavais, shows, manifestações, políticos e transeuntes. Até o ex-presidente norte-americano Theodore Roosevelt já esteve por aqui.

https://www.estanciapiraju.com/o-trem-de-piraju

Essa praça é considerada o centro da cidade e onde as pessoas “ficam sabendo de quase tudo o que acontece”.

O passeio começa  em torno da Praça e da Igreja Matriz.  Independente de onde esteja, observe as fachadas dos casarões da Época de Ouro do Café. Há detalhes a serem apreciados em cada uma delas, especialmente as varandas, janelas, portas, beirais etc.

Os restaurantes e bares também são atrações à parte. Você pode ouvir uma boa música no Strike Bar; apreciar a culinária de herança nos restaurante Da Família (brasileira), Kenko Sushi Bar (japonesa) e Seu Didi (Árabe); visitar o tradicional Bar Fórmula 1; tomar um bom café na Padaria Florença, além de visitar outras estabelecimentos que oferecem tapioca, hambúrguer, sorvete, salgados, bebidas, entre diversos produtos.

Ali também se encontra o centro “nervoso” da cidade com as sedes da prefeitura, bancos,  financeiras, casa lotérica,  além da oferta de serviços em geral que estão espalhados pela praça e na Galeria onde ficava o antigo Cine Jardim e e a danceteria Tip Top.

Depois desse passeio ao entorno, adentre a Praça e aprecie as antigas árvores em volta do laguinho, chafariz e coreto, bem como observe o busto do General Ataliba Leonel e os lustres dos postes que foram recentemente trocados.

Nossa última parada é a exuberante Igreja Matriz, tão linda por fora e por dentro. O nosso repórter Leonardo Corey Belleza fez uma visita ao local em 2021:

O relógio e os sinos da Igreja Matriz: como realmente funcionam

Deixamos uma surpresa para o final desta matéria:  pare e converse com os pirajuenses. Descubra o segredo de cada cidadão por meio de suas histórias fantásticas e cheias de mistérios em torno da Praça Ataliba Leonel e da  Estância Turística de Piraju.

* Hellen e Luciano Maluly são irmãos, professores e pirajuenses.