MORRE JOÃO CARLOS ALVES, ÍCONE DA ARQUEOLOGIA EM PIRAJU

O funcionário João Carlos Alves, do Centro Regional Mario Neme  (Casa da USP de Piraju), órgão ligado ao Museu de Arqueologia e Etnologia –  MAE/USP, faleceu ontem aos 58 anos. O enterro acontece hoje, às 14 horas, no Cemitério Municipal da Estância Turística de Piraju.

Ele era filho da Dona Irene e Seu João Alves (in memoriam), casado com Elaine e pai de Carlos Alberto, Silvia e Gabriel.

Há mais de 35 anos atuando na USP, Alves é um dos mais respeitados  profissionais da arqueologia regional, com seu trabalho sendo reconhecido por pesquisadores e ativistas do Brasil e do Mundo.

“É com extremo pesar que soubemos do falecimento precoce de João Carlos Alves, nosso querido ‘João Carlos de Piraju’, como era conhecido no Museu de Arqueologia da USP. Conheci o João há muito tempo, quando eu ainda era estudante de graduação, por meio do prof. José Luiz de Morais. Nos últimos anos nosso contato foi mais frequente, e pude perceber a importância fundamental que o João Carlos tinha na própria existência da casa da USP, que não estaria aberta sem ele. Meus profundos sentimentos à família, na esperança de que possamos dar continuidade ao seu legado”, reforça o Prof. Astolfo Araujo, Gestor do Centro Regional Mario Neme – Casa da USP-/Museu de Arqueologia e Etnologia –  MAE/USP.

Já para o professor Luciano Maluly, pirajuense e professor da ECA-USP, o trabalho de Alves jamais será esquecido. “Solicito, atuante e com um conhecimento específico sobre a arqueologia na região,  João Carlos Alves pode ser considerado um dos mais importantes nomes da história de Piraju”.

João Carlos Alves (à esquerda) com o professor e artista visual Wilton Garcia durante a exposição RE_USP_PIRAJU, realizada no ano passado na Casa da USP.