CD de Oswaldinho Viana é referência na história de Piraju

O cantor, compositor e violeiro Oswaldinho Viana lançou o CD Sebastião do Tijuco Preto, em 1996.

O jornal Folha de S. Paulo publicou uma nota no dia 29 de abril daquele mesmo ano. A matéria destacava o show de estreia do cantor pirajuense no Museu da Imagem e do Som, na capital paulista.

Esse CD é um marco na história fonográfica e da cultura musical na Estância Turística de Piraju (SP).

 

SEGUE A MATÉRIA COMPLETA:

 

Oswaldinho Viana lança CD no MIS

DA REPORTAGEM LOCAL

O cantor, compositor e violeiro Oswaldinho Viana, 42, lança hoje, com show no MIS (Museu da Imagem e do Som), “Sebastião do Tijuco Preto”, seu CD de estreia.
Viana, que iniciou sua carreira tocando em festivais universitários nos anos 70, chegou a escrever uma peça musical (“Flor de crepom”, encenada em São Paulo em 1976), e músicas para um programa infantil de TV (“Sr. Cacareco”, da Rede Record, em 1984).
Afastou-se da música por seis anos e, em 1990, decidiu pesquisar sobre a música do interior de São Paulo, sobretudo do vale do Paranapanema, onde se localiza sua cidade natal, Piraju (antes chamada São Sebastião do Tijuco Preto).
“Pesquisei material de compositores que trabalharam entre 1910 e 1955”, diz Viana.
Com base no material coletado -que incluía composições de Angelino de Oliveira e Lourival dos Santos, entre outros-, passou a compor para seu disco de estreia.
“O mais importante era resgatar aquele som acústico, com viola caipira de dez cordas e instrumentos de percussão típicos”, diz.
No disco, é acompanhado pela banda Comida Caseira. Conta ainda com a participação de amigos como Jean Garfunkel, Alzira Espíndola e Renato Teixeira -que também estarão no show.
Em parceria com Renato Teixeira, Viana já tem outro projeto em andamento: um disco com músicas dos compositores que escreveram para filmes de Mazzaropi, como Elpidio dos Santos. Deve ser lançado até o final do ano. Antes disso, em junho, Viana faz uma temporada no Centro Cultural São Paulo.

Show: Brasil Regional Caboclo, de Oswaldinho Viana
Quando: hoje, 21h
Ingresso: entrada franca
Onde: Museu da Imagem e do Som (av. Europa, 158, tel. 853-1498)

https://www1.folha.uol.com.br/fsp/1996/4/29/ilustrada/22.html