Dia Internacional das Mulheres

Mulher é a lua e todas as suas fases. A Terra é a rainha eterna com suas guardiãs cuidando das águas dos rios, dos mares, das marés. Mulher é a rua, entradas e saídas. É a escola que escolhe acolher de verdade. É a leitura girando nos olhos. Mulher é a natureza, a mata fechada, a árvore centenária e as harpias que a habitam. É a bruxa velha, as feiticeiras e seus cúmplices, as vassouras mágicas e o eco de suas risadas. Mulher é a hora batendo sinos à meia-noite. É a chuva, senhora inquieta que provoca o tempo e desce entre raios, relâmpagos e trovões. É a chave que abre, que liga, que fecha, que desliga. É a boca de Gal Costa no batom. É a beleza das musas de qualquer civilização. É a força da palavra – o sim – o não. É a montanha menina/anciã olhando a gente de cima. É a beleza da última ilha do mapa. É a veia que não se arrebenta ao parir. É a linha trançando as vidas até o fim. É o dia das mulheres, todos os dias. O existir e o resistir. Mulher é a história toda. Dos céus ao chão.

* Paulo Viggu é músico, professor e escritor.