A bela Rua Nenê Freitas em Piraju

Minha família tem um carinho especial pela Rua Nenê Freitas. São quase 50 anos de vivência em um dos espaços mais importantes da Estância Turística.

Nossa casa fica no trecho entre a Praça Ataliba Leonel e a Rua Washington Osório Oliveira. Um pedacinho que relembra a cidade antiga com suas vias de paralelepípedo. Simplesmente linda, como as ruas de Ouro Preto (MG) e Paraty (RJ).

Para um turista que visita a nossa cidade, este trajeto tem alguns atrativos em sua passagem, que começa nas Ruas José de Souza Mourão e João Lopes de Melo, na Vila São José, e termina na Rua Vicente Artini, no Bairro Alto.

Destacamos quatro pontos de caminhada:

No trecho do Ribeirão Boa Vista, perto da pequena ponte (sem nome, como descobrimos), você pode observar as águas que “alimentam” a nossa cidade e que são símbolo da luta ambiental em Piraju. Um trabalho que visa a  “recuperação, proteção, conservação e preservação dos recursos hídricos na área da Bacia Hidrográfica do rio Paranapanema”, como destaca a Organização Ambiental Tayquê-Pê nas redes sociais.

Um pouco mais acima está o  Clube 9 de julho. Observe a fachada do prédio, que possui um designer diferenciado, ou melhor, de vanguarda desde a sua inauguração em 9 de setembro de 1922.  Ao seu redor, há belas casas que ainda continuam com suas estruturas intactas, mesmo com o passar dos anos.

Continue caminhando até a Praça Ataliba Leonel, que é um atrativo à parte e será o tema do nosso próximo artigo. Ali, encontre um banco para descansar e vislumbrar as belezas das árvores e dos casarões antigos.

Após passar o trecho de paralelepípedo, caminhe por mais uma quadra até o prédio da Escola Estadual Ataliba Leonel, que foi recentemente restaurado. Foi ali que estudamos.  A arquitetura (interna e externa) da parte antiga é deslumbrante.

EE Ataliba Leonel inaugurada em 3 de maio de 1906

No caminho, converse com as pessoas e descubra o estilo de vida dos pirajuenses, sempre com uma novidade e recheado de surpresas.

Bom passeio!!!

* Hellen e Luciano Maluly são irmãos e gostam de caminhar pelas ruas da Estância Turística de Piraju (SP)

Colaboradores: Paulo Viggu, Elisny de Fátima Barros Fávaro e Lázaro Calixtro.