Um pirajuense chamado Walter Abraão

Eterno Walter Abraão. Foto:  divulgação/arquivo pessoal

 

Filho de José Abraão Barhum e Odete Abraão, o locutor esportivo Walter Abraão fez uma linda trajetória no jornalismo esportivo.
Nascido em Piraju em 05 de janeiro de 1931, Abraão iniciou sua carreira em Promissão e logo se transferiu para São Paulo, onde se formou em Direito na Faculdade do Largo São Francisco, na Universidade de São Paulo, em 1954.
Walter Abraão fez sua primeira narração aos 16 anos. Trabalhou na Rádio Cruzeiro do Sul, na Rádio e na TV Tupi, na Rede Manchete e no SBT .
Esteve como chefe de equipe em seis Copas do Mundo.( 62,66,70,74,78 e 86).
Em 1963, o pirajuense teve a brilhante ideia de  inovar as locuções com a introdução do replay (repetição das jogadas do futebol) e do tie-break no vôlei.
Foi eleito vereador na capital. Além disso, ele tem um viaduto na marginal levando o seu nome, uma homenagem ao fantástico narrador.
Atleta do século, Pelé sempre o elogiava durante as suas entrevistas quando concedia há Walter Abraão devido ao seu trabalho que conduzia com muita dedicação.
Walter Abraão faleceu em 8 de agosto  de 2011, vítima de câncer nos pulmões, sendo que sua esposa Laura Bálsamo Abraão também perdeu a vida com o mesmo problema de saúde.
O casal teve três filhos: Thalita, Walter e Marcelle .
Walter Abraão, voz de leão, levou o nome de Piraju para o mundo e fez uma história deixando um legado maravilhoso.
Sinta-se homenageado ilustre pirajuense.

* Adriano Salles é colunista e professor de educação física