Passeio em Piraju: o trecho urbano em torno do Rio Paranapanema

A coluna PIRAJUANDO estreia hoje com uma homenagem ao Rio Paranapanema, símbolo da Estância Turística.

A nossa primeira dica de passeio é o trecho urbano que começa no Parque das Águas (popularmente conhecido como “Bomba”) e termina no Hotel Beira Rio.

No Parque das Águas, procure dar o seu primeiro “tibum”, como chamamos um breve mergulho por aqui.

Depois caminhe pela Rua Esaldivar Serra Braga e descubra os murais em homenagem à cultura local e em defesa do meio ambiente.

Quando chegar ao entorno da Brasilinha, passeie pela Praça Benedito Silveira Camargo. Visite o Museu Histórico e Pedagógico “Constantino Leman” e, depois, sente em um dos bancos e descanse entre flores e árvores. Como curiosidade, vá até o Posto de Informações Turísticas e encontre a poesia de Alceu Strazzi Chagas de Araujo que simboliza o amor pelo Rio Paranapanema.

Retorne um pouco e encontre o caminho que se inicia no Iate Clube Piraju, passa pelo Restaurante Pirabar e a ponte Engenheiro “Nelson Godoy”. Contemple a paisagem do Rio Paranapanema e, se tiver sorte, ainda será possível visualizar alguns cardumes de peixes.

Ao atravessar a ponte, observe os dois lados do rio, do espelho das águas às corredeiras. Logo depois, siga o caminho em direção ao Hotel Beira Rio. Sinta o cheiro de orvalho entre às arvores e às águas mais limpas do estado de São Paulo.

Antes de chegar ao destino final,  aprecie a paisagem e agradeça pelo privilégio de estar em Piraju.

* Hellen e Luciano Maluly são irmãos, professores e pirajuenses.