Publicado o catálogo da Exposição RE_USO_PIRAJU

Este catálogo apresenta as atividades realizadas durante a Exposição RE_USO PIRAJU_. de Wilton Garcia, com curadoria de Luciano Maluly e produção de Felipe Parra.

O evento foi realizado de 25 de julho a31 de agosto de 2022 e procurou  aproximar arte, educação, diversidade e meio ambiente, ao (re)utilizar materiais simples: papel, pincel, tinta, madeira, entre outros.

São 20 trabalhos de arte contemporânea, influenciados por conceitos de Artesania, Arte Povera, Arte Naif, Art Pop e Bricolagem. Interessa (re)examinar o uso e a função das coisas no mundo, (re)aproveitando materiais descartáveis que propiciam uma poética (o fazer e o saber). O lema é tecer possibilidades entre alteridade, diferença e diversidade.

Nesse contexto, um Workshop Criativo aconteceu no Centro de Convenções do Município, para gerar o material produzido e exposto na Casa da USP em Piraju. A ideia foi convidar os/as docentes para criar estratégias criativas do cotidiano escolar.

O conjunto exposto foi composto por dinâmicas criativas com sacolas de papel (re)utilizadas como instalação de arte. A montagem destas obras traduz uma abordagem colaborativa de (co)operação coletiva e envolvimento. Além disso, o mural intitulado Afro+Piraju foi produzido, a partir de uma intervenção artística, com estudantes na sede da Etec Piraju. O protagonismo participativo permeia arte e informação sobre sustentabilidade.

Aqui, experimentar é a palavra de ordem para estimular a criação entre o pensar e o agir. Por isso, as experimentações expostas (re)equacionam o processo de criação, para além de estéticas, técnicas e éticas.

Seria colocar em evidência alguns enfrentamentos da contemporaneidade dessa proposta criativa, preocupada com o gesto inclusivo da diversidade. Como produção cultural, o objetivo foi gerar um debate críticoreflexivo a respeito de temas emergentes e (inter)subjetivos da nossa cultura, na expectativa de evitar desperdício e promover a consciência acerca de arte, educação, diversidade e meio ambiente.

Re_USO_PIRAJU foi uma ação conjunta entre a Escola de Comunicações e Artes da USP, o Centro de Arqueologia Ambiental Mario Neme/Casa da USP em Piraju/MAE-USP , a FATEC-Itaquaquecetura, a ETEC-Piraju, Prefeitura Municipal da Estância Turística de Piraju e Fundação para o Desenvolvimento das Artes e da Comunicação (FUNDAC).

Acesse o arquivo:  Catálogo RE_USO PIRAJU_-1

* Wilton Garcia é artista visual, doutor em Ciências da Comunicação pela ECA-USP, professor da FATEC Itaquaquecetuba e pesquisador do ALTERJOR-ECA/USP.